Prêmio FNA 2021 prestigia iniciativas que o IBDU participa

Prêmio FNA 2021 prestigia iniciativas que o IBDU participa

No último mês, foram divulgados os nomes dos vencedores do Prêmio FNA 2021. O IBDU integra duas das iniciativas escolhidas: a Campanha Despejo Zero e a ZEIS Tororó!

Criada em julho de 2020, a Campanha Despejo Zero busca auxiliar as famílias em maior situação de vulnerabilidade social para a garantia da moradia, principalmente, durante a crise sanitária gerada pela Covid-19.

Paulo Romeiro, articulador da Rede Nordeste de Monitoramento e Incidência em Conflitos Fundiários Urbanos do IBDU, ressalta a importância da luta promovida pela articulação: “A Campanha Despejo Zero, por sua dimensão, capilaridade e forma de atuação, ao mesmo tempo descentralizada e articulada, capaz de dar visibilidade para os conflitos fundiários e conectar a luta nos territórios com a incidência nas estruturas em suas diversas escalas, é uma das mais importantes expressões da luta pela democratização do acesso à terra e pelo direito à cidade, em especial pela articulação em torno da defesa dos direitos das famílias vulneráveis que têm sua condição de vulnerabilidade agravada pela própria situação imposta pela ameaça de despejo”.

Já a iniciativa ZEIS Tororó luta desde 2018 para manter o assentamento da comunidade da Rua Monsenhor Rubens Mesquita, no bairro Tororó, em Salvador (BA). Mesmo sendo considerado como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), o local é alvo de pressões constantes por parte da Prefeitura Municipal, que deseja viabilizar a construção de um Shopping Center ali.

Adriana Nogueira, conselheira de Ensino e Pesquisa do IBDU e integrante da iniciativa, comemora a premiação. “A gente está muito feliz com a escolha do Tororó como uma iniciativa premiada, porque trata-se de uma luta muito grande dos moradores. O Tororó é uma ZEIS – Zona Especial de Interesse Social, no centro da cidade, e vem mostrando à sociedade como resistir em áreas centrais. Esse prêmio é um prêmio do reconhecimento de uma luta do movimento social pelo direito de morar no centro de Salvador”.

A Pastoral do Povo da Rua também foi escolhida pela premiação. Criada em 1993, a organização trabalha com a população em situação de rua na cidade de São Paulo. O IBDU parabeniza e comemora a conquista de todas as iniciativas!

O Prêmio FNA 2021 reconhece iniciativas que dialoguem em favor da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil. A entrega oficial das premiações ocorrerá dentro da programação virtual do 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que deve acontecer no dia 26 de novembro.