Search

Notícias

COLETÂNEA DE JURISPRUDÊNCIA – DIREITO À MORADIA E COVID-19

COLETÂNEA DE JURISPRUDÊNCIA - DIREITO À MORADIA E COVID-19

A Coletânea de Jurisprudência – Direito à Moradia e Covid-19 reúne um mapeamento nacional das decisões judiciais que envolvem demandas coletivas relativas ao direito à moradia, de âmbito urbano e no contexto da crise sanitária causada pela Covid-19. Trata-se de um levantamento da produção relacionada às lutas pelo Direito à Moradia Adequada no Brasil, através do mapeamento da jurisprudência identificada nas decisões do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos cinco Tribunais Regionais Federais e de dezessete Tribunais de Justiça, conforme critérios populacionais e regionais.

 

 

 

Este repositório é um dos resultados da Pesquisa de Iniciativas – Direito à Moradia e Covid-19 realizada pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e pesquisadores/as juristas e urbanistas voluntários, constitui desdobramento da Pesquisa de Iniciativas – Direito Urbanístico e covid-19 realizada em 2020, que mapeou um conjunto amplo de iniciativas relacionadas ao Direito à Cidade no contexto da pandemia, envolvendo Decisões da Justiça, outras organizações do Sistema de Justiça, Normativas e iniciativas da Sociedade Civil Organizada, conselhos e demais órgãos, reunidas na Biblioteca de Iniciativas – Direito Urbanístico e Covid-19.

Em 2021, de um universo de 25.129 decisões encontradas pela combinação de palavras-chave, a pesquisa selecionou 395 que versam diretamente sobre conflitos coletivos sobre moradia, que foram cadastradas nesta coletânea, configurando esta base de dados uma das mais representativas sistematizações do âmbito judicial, prestada a conhecer os padrões desiguais de decisão adotados pelo Estado brasileiro no reconhecimento de direitos, diante de situações extremas. É objetivo geral desta pesquisa identificar, mapear e analisar como o Estado brasileiro, por meio do Poder Judiciário, atua relativamente a orientações e meios para a sustentação institucional e garantia do direito à moradia adequada no contexto pandêmico.

Para representar a diversidade de realidades, optou-se por um recorte territorial amplo, envolvendo Tribunais de Justiça das 5 regiões do país (Goiás e Mato Grosso do Sul, na Região Centro-Oeste; Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco e Sergipe, na Região Nordeste; Pará e Roraima na Região Norte; Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, na Região Sudeste; e Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na Região Sul) além dos Tribunais Regionais Federais, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.

Os julgados aqui apresentados encontram-se delimitados dentro do lapso temporal de março de 2020 a setembro de 2021, e a busca pelas decisões concentraram-se nos portais oficiais de jurisprudência dos tribunais, por meio do uso de nove combinações de palavras-chaves, na ementa e na íntegra dos julgados, quais sejam: “moradia e pandemia”; “moradia e covid”; “moradia e coronavírus”; “despejo e pandemia”; “despejo e covid”; “despejo e coronavírus”; “reintegração e posse e pandemia”; “reintegração e posse e covid”; “reintegração e posse e coronavírus”.

 

 

Esta coletânea visa a publicização de uma base de consulta a ser acessada por pesquisadores/as e profissionais do direito e áreas afins, subsidiando-os no desenho e/ou na execução de seus respectivos projetos de pesquisa e/ou intervenção direta nas ações jurídicas de combate aos efeitos da pandemia da COVID-19 no Brasil.

É relevante que a produção jurídico-científica contribua para o desvelamento das assimetrias de poder que estruturam as cidades brasileiras, de forma a identificar e explicar os padrões de desigualdade que se expressam na tutela dos direitos urbanos. Espera-se, com este acervo público, portanto, contribuir para o aprofundamento crítico acerca da regulação jurídica do espaço urbano, dos mecanismos jurídicos de afirmação/negação do direito à moradia, bem como contribuir para o desenvolvimento de ferramentas políticas, jurídicas e sociais, capazes de efetivá-lo.

A realização deste trabalho contou com a contribuição valiosa – e voluntária – de vários associados e associadas do IBDU e demais pesquisadores/as: Adriana Nogueira Vieira Lima. Ana Mônica Medeiros Ferreira; Antônio Celestino da Silva Neto; Ariana Ferreira de Alencar Moraes; Arthur Votto Cruz; Arthur Grellert dos Santos; Bruno Barbosa Heim; Clara Vitória da Cruz Albuquerque; Daniela Suarez Pombo; Ellen Costa Santos; Helena Duarte Marques; Hanna Cláudia Freitas Rodrigues; Isabella Dantas Oliveira; Jéssica Tamires da Silva; Júlia Vivas da Silva; Kelvia Oliveira Alcântara Maia; Lara Caldas Fernandes da Silveira; Lara Paula de Meneses Costa; Larissa Carvalho de Oliveira; Layessa Edwiges Vieira Ferreira; Letícia Novais Barbosa de Fonsêca; Lorena Azevedo dos Santos; Lorena de Oliveira Celestino; Liana Silvia de Viveiros e Oliveira; Lino Fernando Bragança Peres; Lucas dos Santos Figueredo; Marcela Simões Silva; Marcelo Eibs Cafrune; Marcelo Leão; Marcelo Uchôa Wanderley; Maria Clara Andrade Cavalcante; Matheus Silva de Sá; Olivia Ferreira de Lavor; Paula Gabriela de Albuquerque Soares; Rosangela Lunardelli Cavallazzi; Ruth Ana Pereira de Araújo; Sarah Ferreira Benício Moreira; Yasmin Cordeiro de Melo; Tarcyla Fidalgo Ribeiro; Thamara Madeiro Melo.

Qualquer referência e citação da base de dados deverá ser feita: “IBDU – Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico. Coletânea de Jurisprudência – Direito à Moradia e Civid-19. São Paulo: IBDU, 2021. Disponível em: https://ibdu.ominira.com.br/2021/12/14/coletanea-de-jurisprudencia-direito-a-moradia-e-covid-19

 

 

DECISÕES POR TRIBUNAIS

 

NORTE

 

PARÁ

Acórdãos

Decisões monocráticas

Outros

RORAIMA

Acórdãos

NORDESTE

 

BAHIA

Acórdãos

Decisões monocráticas

Outros

CEARÁ

Acórdãos

Decisões monocráticas

Outros

PERNAMBUCO

Outros

RIO GRANDE DO NORTE

Acórdãos

SERGIPE

Acórdãos

SUL

 

PARANÁ

Decisões monocráticas

SANTA CATARINA

Acórdãos

Decisões monocráticas

RIO GRANDE DO SUL

Acórdãos

 

SUDESTE

 

ESPÍRITO SANTO

Outros

MINAS GERAIS

Acórdãos

RIO DE JANEIRO

Acórdãos

Decisões monocráticas

Outros

SÃO PAULO

Acórdãos

Decisões monocráticas

 

CENTRO-OESTE

 

GOIÁS

Acórdãos

Outros

MATO GROSSO DO SUL

Acórdãos

Decisões monocráticas

 

TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS

 

TRF-1

Decisões Monocráticas

TRF-2

 

TRF-3

Acórdãos

TRF-4

Acórdãos

Decisões Monocráticas

TRF-5

 

 

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

 

Decisões Monocráticas

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

 

Decisões Monocráticas